Você sabe como fazer seu negócio de maquiagem crescer? Pode parecer o contrário, mas o mercado de maquiagem está cada vez maior. Com a chegada dos cursos online e a alta demanda por maquiadores profissionais, não há como negar que o mundo da beleza é uma tendência atemporal. Logo, você pode lucrar muito nesse segmento!
Uma das grandes vantagens de trabalhar com a maquiagem é a possibilidade de atuar em diferentes áreas. Existe o mercado de noivas, geralmente o mais lucrativo por conta das técnicas específicas para a ocasião. Além disso, você pode optar também pela maquiagem social, destinada aos eventos e celebrações em geral.
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Maquiagem artística, publicidade, editorial, televisão, enfim… São infinidades de mercados dentre os quais você pode escolher para o seu negócio. Independente de qual é a sua opção, é muito importante que você tenha um plano de carreira para se desenvolver cada vez mais. Então, vamos falar um pouquinho mais sobre como fazer seu negócio de maquiagem crescer:
Estude muito
O primeiro passo para se destacar na área de beleza é estudar e praticar muito. Afinal, todos os dias surgem novas técnicas que precisam ser dominadas pelos profissionais. Além disso, não podemos nos esquecer de que o estudo da maquiagem envolve muito mais que o conhecimento dessas técnicas e produtos.
É preciso também estudar visagismo, cosmetologia, história da maquiagem, moda e muitos outros conhecimentos que agregam valor ao seu trabalho. Logo, quanto mais bagagem você tiver, maiores serão as chances de construir o seu nome.
Invista no Instagram
Além disso, uma das melhores formas de fazer seu negócio de maquiagem crescer é apostando na criação de conteúdo para o Instagram. Essa plataforma já conquistou o seu espaço no mundo da beleza, sendo responsável não apenas por oferecer inspiração aos profissionais, mas também por mostrar o seu trabalho no mercado.
A criação de conteúdo deve ser constante para você atrair o seu público. Interaja com os seguidores, já que eles são possíveis clientes. Da mesma forma, procure interagir com pessoas com quem você gostaria de trabalhar e marcas influentes. Aos pouquinhos, você começará a ser reconhecido no segmento.
Formalize o seu trabalho
Outra dica muito importante é formalizar o seu trabalho. Ao trabalhar como MEI – Microeempreendedor Individual -, por exemplo, você conta com uma série de vantagens e benefícios que não teria de outra forma. Além disso, você pode prestar serviços de acordo com toda a legislação vigente.
Para quem quer trabalhar com empresas, como é o caso do mercado editorial, isso é imprescindível. Portanto, vale a pena entender melhor sobre a formalização para profissionalizar ainda mais o seu trabalho.
Invista em materiais de divulgação
Além do Instagram, existem ainda alguns materiais que você pode investir para fazer seu negócio de maquiagem crescer. O cartão de visitas, por exemplo, ajuda as clientes a terem o seu contato em mãos quando precisarem.
Não subestime também o poder do boca a boca. Ao realizar um atendimento, procure sempre receber o feedback da sua cliente e peça para ela indicar seu trabalho nas redes sociais. Quanto mais pessoas você atingir, maiores as chances de ter sempre uma agenda lotada!
Cuide do seu material de trabalho
O material de trabalho de um maquiador é a porta de entrada da cliente. Se você tiver bons produtos (lembrando que eles não precisam ser caros ou importados, ok?) e souber manuseá-los, grande parte da captação de clientes já está feita.
Com a pandemia, os cuidados de biossegurança se tornaram ainda mais importantes. Logo, para oferecer segurança aos seus clientes, mantenha esse material sempre limpo e higienizado. Evite usar seus pinceis diretamente nos produtos. O melhor é raspar um pouco deles em uma plaquinha de inox para evitar qualquer chance de contágio.
Não deixe de usar a máscara, óculos e face shield ao maquiar. Além de garantir sua segurança e da cliente, esse cuidado mostra que você leva o seu trabalho a sério.
Fazer o seu negócio de maquiagem crescer é uma tarefa que leva tempo, mas é muito recompensadora. Quando você já tiver clientes e sua identidade formada, será mais fácil identificar os padrões no seu estilo de trabalho. Portanto, a experiência será a melhor dica para saber como crescer cada vez mais nesse segmento.