Como calcular o lucro de uma loja virtual? 

Geralmente, quem está começando a trabalhar com e-commerce ou pretender começar em breve, tem uma dúvida sobre como é possível calcular o lucro das vendas realizadas na loja virtual. Então, se você também se pergunta isso pode ficar tranquilo que não é o único, muito pelo contrário. Inclusive, pensar nisso é de suma importância para conseguir o sucesso esperado. 

Afinal de contas, as empresas, sejam elas físicas ou virtuais, estão sempre buscando formas de aumentar as receitas – ampliando as vendas, reduzindo despesas internas e assim por diante. Tudo com o objetivo de liberar o fluxo de caixa e, consequentemente, ter uma boa margem de lucro. 

Para se ter uma ideia, a margem de lucro de uma loja virtual é a forma mais fácil e prática de demonstrar se o negócio utiliza ou não os seus recursos de maneira eficaz. Em outras palavras, é uma excelente ferramenta para avaliar se uma determinada empresa está ou não tendo uma boa rentabilidade. 

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Sendo assim, para entender como calcular o lucro de uma loja virtual primeiramente você precisa saber mais a respeito desse assunto tão importante. Para isso é só continuar acompanhando este conteúdo. 

Margem de lucro de uma loja virtual

De forma geral, a margem de lucro de um e-commerce é definida como a proporção de lucros obtidos com todos os investimentos ao longo de um determinado período (semestre, trimestre ou ano, por exemplo). 

Cada negócio possui a sua própria média de margem de lucro, por isso o recomendável é não ficar comparando a sua loja virtual com outra. Isso porque as diferenças de custos e dos maneiras necessários para os serviços e produtos realmente devem ser levadas em consideração. 

Ao todo, há dois tipos diferentes de margem de lucro que os e-commerces costumam considerar, são eles: 

Margem de lucro bruto

Normalmente o cálculo da margem de lucro bruto é utilizado com o intuito de determinar a margem de lucro de um único produto ou serviço, e não do negócio como um todo. 

Para isso é necessário pegar o preço de venda e subtrair o custo de mão de obra e de materiais usados para fabricá-lo. Depois, é só dividir o resultado pelo preço de venda do produto a fim de chegar ao percentual de lucro bruto. 

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Margem de lucro líquido

Por sua vez, a margem de lucro líquido é mais usada para saber qual é o lucro de toda a loja virtual, e não de apenas um produto ou serviço. Para calculá-la é necessário pegar todas as vendas do negócio durante certo período de tempo, subtrair as despesas totais e depois dividir o resultado pela receita final. 

Dessa forma, embora o conceito de lucro bruto seja também importante, o lucro líquido é o principal que você deve saber com o objetivo de entender se o seu e-commerce está dando resultados de fato. 

Tem mais alguma dúvida sobre como calcular o lucro de uma loja virtual? Se precisar é só deixar aqui nos comentários. O importante mesmo é não deixar de fazer esse cálculo que é fundamental para qualquer negócio. 

 

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