O implante capilar (também chamado de transplante capilar) é uma técnica utilizada com o propósito de implantar cabelos em uma região calva da cabeça, muito utilizada para reverter a calvície ao menos esteticamente.
O procedimento é feito removendo cabelos de outras partes do corpo e implantando nas regiões afetadas pela calvície, que é uma condição que atinge 60% dos homens e 50% das mulheres a nível mundial.
Atualmente, existem poucos tratamentos funcionais contra a calvície. Talvez, o mais famoso seja o uso do Minoxidil, que é um remédio originalmente utilizado no tratamento da hipertensão, mas que se descobriu causar um efeito colateral de restauração dos folículos capilares, promovendo um novo crescimento.
Já o transplante é um pouco mais antigo, tendo sido feito primeiramente no Japão, no final da década de 30.
O implante capilar funciona mesmo?
Em contraste com o Minoxidil e outros produtos de restauração capilar, o implante costuma ter uma taxa muito maior de sucesso que tais medicamentos.
Porém, existem dois fatos que você deve saber a respeito do procedimento: os cabelos transplantados vão afinar com o tempo; e pessoas que têm folículos capilares mortos terão uma menor chance de eficácia do procedimento.
Vale dizer que este tipo de procedimento não vai funcionar para todo mundo. O implante funciona melhor para pessoas que estão ficando calvas naturalmente (não por conta de uma enfermidade) e também para pessoas que perderam cabelo devido a uma lesão.
Por conta do transplante ser feito com cabelo existente, ele não funciona para pessoas que têm calvície generalizada e pessoas que sofrem de perda de cabelo por conta de tratamentos para câncer, como a quimioterapia.
As duas principais condições para se realizar este procedimento é ter bastante cabelo saudável no couro cabelo para ser transplantado e a capacidade do cabelo crescer nas regiões calvas (de desgaste). Ambas condições serão avaliadas pelo dermatologista que examinará as condições da sua queda de cabelo e o dirá se você cumbre ambos critérios para a cirurgia.
Quanto custa o transplante capilar?
Os preços são relativamente elevados considerando o poder aquisitivo da maioria da população brasileira. Todavia, eles vêm sendo barateados com o tempo.
O valor geralmente é cobrado por sessão. Cada sessão, no Brasil, custa, em média, de 10 a 25 mil reais. O número de sessões é maior de acordo com a área calva a ser preenchida.
Os custos também podem variar de acordo com a região que você mora, a experiência do cirurgião em questão e a técnica empregada no procedimento.
Geralmente, os seguros de saúde não bancam esse tipo de procedimento, dado que é considerado um procedimento estético.
Vale lembrar também que existem um custo posterior de medicamentos a serem utilizados que deve entrar no seu planejamento de orçamento com a cirurgia.
Como o transplante de cabelos funciona?
Vamos te explicar de maneira simples: o cirurgião remove cabelos que você tem em algumas áreas do corpo e transfere para regiões onde você não tem. Geralmente, a remoção é feita de cabelos que se encontram na parte de trás da cabeça, mas também pode ser realizada com cabelos de outras regiões do corpo.
Antes do procedimento se iniciar, o médico responsável vai esterilizar a região onde os cabelos serão removidos e aplicará uma anestesia para que você sinta pouca ou nenhuma dor. Alguns médicos também podem te oferecer a sedação para que você adormeça durante todo o procedimento.
Uma sessão pode durar de duas a oito horas. Isso depende do número de cabelos a serem transplantados. De acordo com o seu nível de calvície, você vai precisar de várias sessões para concluir o procedimento – o que encarecerá o tratamento.
Quais são os efeitos colaterais do procedimento?
Como toda cirurgia, o transplante capilar envolve riscos e também efeitos colaterais. O colateral possíveis envolvem uma infecção, dores no couro cabeludo, um inchaço na região, uma coceira, inflamação nos folículos (conhecida como foliculite), sangramento, entre outros menos comuns.
Vale dizer que os medicamentos utilizados no tratamento da calvície por vezes envolvem colaterais até piores que os decorrentes do implante capilar.
Após a cirurgia, é comum que o paciente relate sensibilidade excessiva na região do couro cabeludo. Por conta disso, muitos médicos vão recomendar o uso de analgésicos por alguns dias. Alguns médicos também podem indicar um anti-inflamatório e um antibiótico para serem tomados por alguns dias. Boa parte das pessoas que fazem um implante capilar conseguem retornar às suas atividades normais após 5 dias da operação.
Os resultados devem aparecer entre seis e nove meses após o procedimento. Para algumas pessoas, os resultados só aparecerão depois de 12 meses. Vale dizer que para alguns tipos de técnicas, você pode experimentar uma queda dos cabelos transplantados após algumas semanas depois do procedimento e isso deve ser tomado como normal. Uma afinação dos cabelos transplantados após algumas semanas também é uma reação normal do procedimento.
Como faço para fazer o implante capilar?
Primeiramente, você deve encontrar um bom cirurgião que realiza o procedimento. Em seguida, você deve fazer um orçamento para saber quanto vai custar o processo todo (todas as sessões). Então, você deve conversar com o médico para tirar todas as dúvidas a respeito da cirurgia e da cicatrização. Quando tiver segurança e certeza que quer fazer o procedimento, basta marcar as sessões.
Eis as etapas que configuram todo o processo:
- Consulta: aqui, o seu dermatologista vai fazer um diagnóstico e conferir se você cumpre com todos os critérios para se realizar o procedimento de implante capilar.
- Preparação: aqui, você vai realizar a esterilização do local onde os cabelos serão removidos e ocorrerá, também, a aplicação de um anestésico para que você não sinta nenhuma dor.
- Extração: nessa etapa ocorre a extração de enxertos capilares da região onde você vai transferir os folículos.
- Transplante: aqui, serão colocados os enxertos no ângulo natural de crescimento dos seus cabelos.
- Pós operatório: aqui entram todos os cuidados que ocorrem durante o período de cicatrização.
Podemos concluir que o implante capilar é um procedimento relativamente seguro para pessoas que perderam os cabelos e querem recuperá-los através de um procedimento estético.